quinta-feira, 24 de junho de 2010

Visita ao Instituto Inhotim

Na sexta feira dia 04 de junho de 2010 eu fiz uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho. O projeto do Instituto foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz na década de 80. Mais tarde, o paisagista Roberto Burle Marx apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.



A propriedade, que era particular, foi se transformando com o tempo, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas.



Detalhe em azulejo na Galeria Adriana Varejão



A obra que mais me chamou a atenção foi a The Murder of Crows, num amplo espaço, os artistas instalaram um ambiente sonoro inspirado na gravura O sono da razão produz monstros (1799), de Goya, composto de gravações de marchas, canções de ninar, texto falado e composições musicais, assim como de uma trilha de efeitos incidentais. Soando de 98 alto-falante montados em cadeiras, em pedestais e nas paredes e evocando uma revoadade aves, a obra conduz o espectador através de uma narrativa de sonho que revela as qualidades físicas e escultóricas do som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário